terça-feira, 11 de agosto de 2009

Migrações do Peru

A defesa dos peruanos no exterior é um aspecto central da política externar peruana. A proteção e a promoção de seus direitos humanos são um elemento central nas tarefas do Estado peruano em sua vinculação com as comunidades na diáspora. Não se dispõe de dados exatos sobre o número de peruanos no exterior. No entanto, calcula-se que atualmente existem entre 2 e 3 milhões de peruanos na diáspora. Essas pessoas são atendidas pela Chancelaria em coordenação com rede de escritórios consulares no mundo todo.

Os peruanos migrantes no exterior representam um importante contingente que contribui para o desenvolvimento do país, promovendo a cultura peruana ou o turismo para o Peru, enviando recursos econômicos a seus familiares ou investindo na economia nacional, ou mediante a compra e venda de produtos peruanos no exterior, além de outras possibilidades.

Quanto ao número de peruanos no exterior e ao perfil do migrante peruano, deve mencionar-se o projeto “Fortalecimento da política de vinculação dos peruanos no exterior. Pesquisa piloto de caracterização do peruano no exterior”, que acaba de ser concluída com êxito pelo Ministério das Relações Exteriores em cooperação com o Instituto de Estudos Internacionais (IDEI) da Pontifícia Universidade Católica do Peru e da Organização Internacional de Migrações (OIM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário