quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos Econômicos do Peru

A economia do Peru baseia-se na exploração de minérios como a prata (terceiro produtor mundial), o zinco (quarto), o estanho (quinto) e o cobre (oitavo).
Cultivam-se também cana-de-açúcar, açúcar, algodão, café e, na floresta, o trigo. Sua agricultura de subsistência é à base de milho e batata, cultivados principalmente nas serras.
Existe no litoral a atividade pesqueira, e nela o Peru é um dos maiores produtores mundiais. Se a corrente marítima peruana favorece a pesca, também torna possível detectar a chegada do El Niño, quando os cardumes se afastam.
No entanto, nos últimos anos tem sido significativa diversificação e crescimento significativo no agronegócio, serviços e indústrias leves. A nova tendência de exportação de Peru está a expandir-se a áreas tão diversas como sorvete, barcos luxuosos, máquinas para a indústria alimentícia, móveis, bebidas, vestuário e moda, computadores, software, perfumes e jóias, de acordo com o Ministério do Comércio Externo e Turismo. O governo criou a Bandeira Nacional Produtos (COPROB), a fim de conseguir uma oferta exportável e consolidar a sua presença nos mercados internacionais.
Inflação anual em 2005 foi de 1,49% e, em 2006, de 1,14%, um dos mais baixos América Latina e no mundo. Espera-se que em 2007 a inflação é de 2% (variação da meta BCRP) e 1,8% -3% para os próximos dez anos.
O aumento do produto interno bruto (PIB) per capita será 48% até 2011, introduzindo a dinâmica da actividade económica, no Peru, de acordo com projeções do Ministério da Economia e Finanças do Peru (MEF). Estima-se que em 2010 PIB chegará a 132.500 milhões de dólares, de acordo com o ministro Luis Carranza PIB per capita no 2011 excedem os US $ 6.000.
Apesar da crise económica, o Peru vai continuar a mostrar um crescimento económico elevado, incluindo os maiores países da região, embora esta seja reduzida para 3% em 2009, comparado a 9%, que foi registrado em 2008
O Peru faz parte do tratado internacional chamado Apec (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que visa a transformar o Pacífico numa área de livre-comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
Peru é o Acordo de Livre Comércio (TLC) assinado:
TLC com Estados Unidos, TLC com o Canadá, TLC com Cingapura, TLC com a Tailândia, TLC com EFTA (Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega), TLC com a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário