quinta-feira, 18 de junho de 2009

Taxa de Natalidade do Canadá


A província canadense de Quebec compreende um vasto território, a maior parte escassamente povoada. A maior parte da população de Quebec vive numa estreita faixa que segue o Rio São Lourenço, que vai de Gatineau, passando por Montreal e Trois Rivières, até a Quebec. Menores populações estão espalhadas no sudoeste e leste de Quebec, enquanto o resto da província é escassamente povoada, especialmente sua imensa região norte.
Dado a imensa extensão territorial de Quebec, a densidade demográfica da província é baixa - apenas 5,43 habitantes por quilômetro quadrado. Mais de 85% da população de Quebec vive em cidades ou em vilas.
O Quebec possui uma baixa taxa de fertilidade - apenas 1,48 filhos por mulher em média, bem abaixo da média de 2,1 para a manutenção da população (isto é, para manter a população da dada região estável, sem declínio), e uma das mais baixas do mundo. Isso contrasta com a situação dos anos 60, onde a província possuía as maiores taxas de fertilização entre os países desenvolvidos.

Um comentário: